Computador revolucionário consegue ler mentes.


Os especialistas britânicos impressionaram a comunidade científica ao desenvolver um computador capaz de realizar funções complexas como ler mentes. A máquina consegue "adivinhar", por exemplo, o nome de um filme, caso uma pessoa pense em até três títulos.
O leitor de memórias foi desenvolvido por pesquisadores da University College London, na Grã-Bretanha. Os cientistas pediram para que algumas pessoas assistissem a três filmes curtos e, em seguida, o cérebro de todos eles foi "escaneado".

O exame mostrou aos especialistas que o cérebro de cada um dos participantes respondeu de maneira particular a cada um dos filmes, iluminando-se de forma diferente. Dessa forma, os cientistas conseguiram criar um software capaz de identificar diferentes padrões.
Em seguida, os cientistas solicitaram aos voluntários que pensassem nos vídeos novamente, de modo que o computador pudesse tentar identificá-los. A máquina, em 45% das vezes, conseguiu dizer o nome de um dos filmes.
"Nossa lembranças são armazenadas na memória em padrões regulares", disse Martin Chadwick, pesquisadora que liderou o estudo britânico, publicado nesta quinta-feira na revista especializada Current Biology.

Martin ressaltou ainda que esse é um passo importante na busca por um verdadeiro leitor de mentes.
O levantamento, que foi financiado pela Wellcome Trust, foi focado no hipocampo, uma pequena área do cérebro que desempenha um papel crucial no ato de imaginar acontecimentos futuros, além de atuar no que diz respeito a memória.
As conclusões da pesquisa também podem ter importantes implicações médicas e ajudar especialistas no tratamento do Mal de Alzheimer e derrame.

7 comentários:

  1. Meu único medo é que possam fazer uma máquina que venha substituir o próprio homem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kleber.
    Pelo andar da carruagem, fico pensando onde vamos parar, especialmente em termos de privacidade.
    Excelente postagem, meu amigo.
    Abraços e um ótimo f.d.s.

    ResponderExcluir
  3. É a tecnologia nos surpeendendo cada vez mais...
    Tenha um ótimo fds! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Luiz,
    Deus não permitirá que tal proeza venha á tona ja ouviu aquele ditado que Deus não da asa cobra
    se ele permite é porque ele tem alguma obra para realizar.
    obrigado por estar aqui

    ResponderExcluir
  5. obrigado Fernando
    te desejo o mesmo amigo
    fica com Deus

    ResponderExcluir
  6. valew Victor
    pra vc também
    e ela tem muito o que mostrar

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo Kleber, Deus criou o homem ( na sua concepção ) e o homem criou a tecnologia!! Acorda, O homem pode ser o pecador, mas mais pecou aquele quem o criou. Discorda ? Além do mais, Deus não manda em nada, só fica olhando lá de cima comendo pipoca e coçando o saco.

    ResponderExcluir

CHARGE DA SEMANA